segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Unhas fracas, tem solução?


As unhas, além de proteger os dedos dos impactos a que estes são submetidos, auxiliam na apreensão de objetos e no tato. Composta basicamente de queratina pode ter seu enfraquecimento ocasionado pelo hábito de fazer as unhas todas às semanas. Tanto acetona, como removedor de esmalte, ressecam as unhas tornando-as mais quebradiças, tirando seu brilho e formando manchas brancas em sua superfície.

Os esmaltes também podem ressecar as unhas, por isso, especialistas indicam não pintar todas as semanas e sempre hidratá-las bem. Para aquelas mulheres que não conseguem ficar com as unhas naturais uma dica é retirar o esmaltes dois dias antes de refazê-las e hidratar bem as mãos.

O uso constante de esmalte também colabora para o enfraquecimento das unhas. Foto:Reprodução

Não é só o habito de fazer as unhas todas às semanas que as danificam, a retirada da cutícula também afeta e deve ser sempre banida. Ela protege a matriz da unha e impede a penetração de bactérias e fungos. Quando a matriz é lesada podem surgir infecções e defeitos graves e até mesmo definitivos para a mão.

Tratamentos e cuidados com as unhas

Aquelas pessoas que tem uma hora marcada todas as semanas na manicure e mesmo assim continuam reclamando de fraqueza nas unhas tem também como alternativa aumentar o tempo entre as idas ao salão de beleza. Diminui-se o uso de acetonas e removedores e aumenta-se a hidratação que deve ser constante com cremes à base de uréia. Alguns produtos, como esmaltes fortalecedores e óleos ajudam porque hidratam, mas em alguns casos eles não são suficientes.

Basesespecíficas podem ajudar a fortalecer as unhas fracas. Foto:Reprodução

Outra opção são as bases fortalecedoras formulados especialmente pelo dermatologista, que tem em sua composição carbonato de cálcio, formaldeído e derivados de quinino. Os medicamentos via oral também são indicados e feitos principalmente de vitaminas derivadas do complexo B.

É indispensável também, para uma unha saudável, que estas estejam sempre protegidas com luvas para evitar traumatismos, principalmente para os profissionais que dependem diretamente de suas mãos, como cozinheiros e lavadeiras, pois estes estão mais sujeitos a traumas que podem danificar suas unhas.

Além das unhas ficarem quebradiças, finas e dobrarem com facilidade, o aspecto poroso e a descamação que se inicia na ponta são sinais de que as unhas estão fracas. Antes de escolher qualquer tratamento é necessário fazer uma investigação das causas do enfraquecimento das unhas e, para isso, consulte uma especialista, pois este poderá lhe orientar, encontrar a razão dessa fraqueza e diagnosticar o melhor tratamento.


Dicas

Uma receita caseira para fortalecer as unhas é colocar algumas gotas de limão em um copo de óleo rícino e deixá-las de molho por 15 minutos. Repetir esse tratamento uma vez por semana.

A Risqué lançou a linha de tratamento que traz produtos para hidratar e fortalecer as unhas, entre eles estão bases, óleo secante, ultrabrilho, amolecedor de cutículas, removedores de esmalte que hidratam e fortalecem as unhas, além de cremes hidratantes e esfoliantes para mãos e pés.


Fonte: http://www.portaisdamoda.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário