domingo, 16 de maio de 2010

Reativo X Proativo

Você já viu aquelas pessoas que sempre falam: "Vou começar uma dieta segunda-feira". Outras que dizem:"mês que vem começo a estudar... amanhã resolvo isso."

Bom não sei se você é assim, mas pessoas com essas características tendem a ser pessoas reativas.

Reativa? Que isso?

Reativo é aquela pessoa que possui um comportamento fundamentado sobre o desejo de receber para sim mesmo. Ganância , egoísmo , ego . Ele pode ser definido como qualquer tipo de reação a uma situação externa.

É o comportamento reativo que nos motiva a tomar decisões muitas vezes precipitada. Quando se é reativo, também se é individidualista e muito emotivo. Porque as decisões muitas vezes são baseadas no que se pensa, ou seja nas emoções.

O alívio e a sensação de bem estar serão temporários e em pouco tempo iremos cair novamente nas emoções negativas.

Pessoas reativas são focadas em problemas. Vêem dificuldades.

Já as proativas são focadas em soluções. Enxergam possibilidades. Essas pessoas tendem ser aquelas que tem confiança no Senhor. Porque sabem que o futuro a Ele pertence e não tem que temerem. A nossa vida deve ser uma constante em Deus. Devemos ser motivado não por forças externas, mas pela força maior que é o Senhor Jesus.

Enquanto estivermos vivendo nossas vidas sem nenhum crescimento pessoal ou mudança interna de nossa natureza, não estaremos criando novos níveis espirituais de existência para nós mesmos. E estaremos longe da presença de Deus.


E você, se considerado reativo ou proativo?

Sejamos proativos para vida e para o que Deus tem para nós.

Fiquem com Deus.

Na fé

Um comentário:

  1. Oi, gostei muito do seu blog, também estou montando um blog e gostaria de compartilha-lo com o vc, entre, siga e deixe seus comentarios e sugestões(se quiser é claro), o link do meu blog é

    wwwminimosdetalhes.blogspot.com

    Espero que goste.

    Permenecendo na fé,
    Hellen Dayane

    ResponderExcluir