sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Liquidação. Palavrinha que devia se chamar imã!


Quero que me respondam: Qual a mulher que quando ver uma placa vermelha escrita "LIQUIDAÇÃO" passa desapercebida como se não estivesse vendo nada? Acredito que nenhuma delas, inclusive eu. 

Não importa o nome: liquidação, sale, promoção, bota fora, off. É só encontrar um cartaz anunciando descontos, para começar a luta contra a irresistível tentação de comprar algo. 

As mulheres nesse período de ofertas costumam ser guiadas muito pela emoção. A empolgação por comprar algo pelo preço reduzido levam a fazer verdadeiras loucuras com seus cartões de crédito (os maridos sabem bem disso!)

De certa forma, as compras fazem nos sentir bem, com a auto-estima elevada. É como se fosse uma terapia para o ego. Chegar em casa e ver todas aquelas roupas e sapatos novinhos... é realmente sensacional. Mas ninguém quer entrar no fundo do poço quando a fatura do cartão de crédito chegar.

Então procurando ajudar minha companheiras, pesquisei formas de ajudá-las a se controlar ao sair as compras:

Compras de ROUPAS:
  •  Antes de sair de casa, verifique seu guarda-roupa. Procure saber o que realmente está precisando. Assim evita-se comprar algo desnecessário.
  • É importante definir uma quantia específica que irá gastar antes de sair as compras. Isso ajuda muito a reduzir gasto. Não ultrapasse esse limite, mesmo que saia frustada da loja. É melhor do que se frustar quando ver o seu extrato.
  • Evite sair com vários cartões de crédito na carteira. Se você se acha compulsiva. Então leve apenas dinheiro e a quantia desejada. Deixe todos os cartões em casa. Isso fará com que veja e compre apenas o necessário.
  • Não compre roupas de número menor, jurando dieta. Ou peça de número maior para "apertar" na costureira. Certa vez eu comprei na promoção uma calça super apertada, achando que ia poder usar ao emagrecer. Errei duas vezes: Uma porque comprei o número errado e outro porque não emagreci.

Compras de SAPATOS 
  • Assim como as roupas, o tipo de sapato faz uma diferença e tanto no comportamento de uma mulher. Sapatos muito altos e desconfortáveis desequilibram o andar e a postura da uma mulher. Então importante não comprar sapatos muito alto, mesmo que sejam lindos e baratos;
  • Evitem comprar calçados estampados, eles combinam com poucas peças.Percebe-se esses são a maioria dos que entram no sale das vitrines?
  • Nada de comprar um número a menos ou A MAIS. Isso só irá te prejudicar!. 
Bom essas são as dicas das compras em promoção.
No próximo post irei falar sobre como controlar melhor suas finanças, por experiência própria.

Até breve.
Na fé
Dani

Um comentário: